Assistência Na Prevenção de Acidentes de Trabalho
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
O Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR - é um programa que deve ser utilizado para fins de prevenção e gerenciamento dos riscos ocupacionais. O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) é uma uma das etapas deste processo.
O eSocial é um sistema informatizado da Administração Pública (com informações protegidas por sigilo), que unificou a entrega de 15 obrigações da área trabalhista para empresas, outras pessoas jurídicas e também para pessoas físicas.
Documentos que podem ser utilizados para meios judiciais ou não, devendo ser elaborados por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, visando comprovar o nexo da causalidade, constatação de doenças profissionais, insalubridade, periculosidade e outros.
Profissional que irá acompanhar o perito judicial na avaliação da perícia e apresentar parecer técnicos por escrito ao Juiz, que com base nesse documento poderá ter subsídios para julgar o caso e decidir se a empresa deverá ou não ser condenada em um processo, por exemplo.
O Perfil Profissiográfico Previdenciário-PPP é um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.
Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho.
Uma das ações mais reconhecidas da (CIPA) é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que visa a conscientização dos trabalhadores sobre a importância da prevenção aos acidentes de trabalho.
É um procedimento que tem como objetivo avaliar as condições de uma edificação ou do conjunto de instalações. Analisa questões como: segurança, funcionalidade, conservação e condições técnicas.